Webinar Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli | 26/10/2022

No dia 26/10/2022, foi realizado o primeiro webinar da série Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli, ministrado por Roberval Bulgarelli, Consultor Técnico sobre equipamentos e instalações “Ex”. Nesta série, os inscritos enviam perguntas de forma antecipada, que poderão ser respondidas durante a transmissão.

Foram respondidas seguintes perguntas:

  1. Para atuar em atividades que sejam executadas em áreas classificadas, preciso de alguma formação específica? Ou apenas conhecimento adquirido de forma autodidata, participação de lives, webinars, palestras etc., servem para atuar na área?
  2. Gostaria de saber sobre utilização de equipamentos do tipo para efetuar análises termográficas. É necessário que estes equipamentos tenham certificação “Ex” para serem utilizados em áreas classificadas?
  3. Os invólucros do tipo “à prova de explosão” podem ser instalados sem unidades seladoras?
  4. Um equipamento “Ex” com o grau de proteção IP56 pode ser substituído por um equipamento com grau de proteção IP69?
  5. Qual a diferenca entre equipamentos “Ex” com invólucros do tipo “à prova de explosão” e equipamentos “Ex” do tipo “seguranca aumentada” para equipamentos “Ex” de instrumentação?
  6. Quais são as práticas recomendadas para instalação de solenoide de baixa potência e chaves fim de curso tipo em ambientes “Ex”?
  7. Como fazer para me qualificar para a execução de serviços “Ex” em áreas classificadas?
  8. Toda Empresa ou Fabricante que trabalha com produtos “Ex” tem que ter funcionários com certificação de competências pessoais “Ex” requeridas para realizar serviços de montagens de equipamentos “Ex” e serviços de recuperação de equipamentos “Ex”?
  9. Posso utilizar leitos ou eletrocalhas, com tampas, em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis, Zona 21 ou Zona 22, com a presença de poeiras não condutivas (Grupo IIIB)?
  10. Em uma instalação para alimentação elétrica de um motor Ex “d” em área classificada Zona 1 ou Zona 2, utilizando unidade seladora Ex “d” na entrada dos cabos na caixa de terminais Ex “d”, não necessito instalar todo o restante do encaminamento de cabos por meio de eletrodutos e conduletes com tipo de proteção Ex “d”, a não ser nas entradas de cabos em um painel metálico Ex “d” ou na fronteira de passagem de área classificada para área não classificada), correto?

O vídeo está disponível no nosso canal do youtube, mas você pode conferir abaixo:

Acesse este link e seja avisado sobre os próximos webinars.