Webinar Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli | 07/12/2022

No dia 07/12/2022, foi realizado o terceiro webinar da série Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli, ministrado por Roberval Bulgarelli, Consultor Técnico sobre equipamentos e instalações “Ex”. Nesta série, os inscritos enviam perguntas de forma antecipada, que poderão ser respondidas durante a transmissão.

Foram respondidas seguintes perguntas:

  1. Quando encontramos um equipamento “Ex” sem a plaqueta de identificação, a série de normas ABNT NBR IEC 60079, recomenda quais ações?
  2. Quais as Normas Técnicas que abordam a prevenção dos riscos de explosão por uma fonte de ignição devido à sua potência de Ondas Eletromagnéticas (RFI ou EMI)?
  3. Qual a explicação técnica para o requisito de especificação de distância mínima de 3,0 m que os cabos devem ter, quando ligam equipamentos Ex “d”?
  4. Quanto ao condutor de aterramento do invólucro do equipamento “Ex”, a sua equipotencialização deve ocorrer no suporte do equipamento ou interligado na BEP que faz parte do sistema de aterramento?
  5. Todas as áreas “Ex” são sujeitas à probabilidades de áreas classificadas, quando da existência ou da formação de uma atmosfera explosiva?
  6. Zoneamento “Ex” também está relacionado como área e ambiente não projetado para ocupação humana, por riscos da presença de gases inflamáveis, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-33? Neste caso especifíco em “área” ou espaço confinado, se considera como zoneamento “Ex”?
  7. Durante uma Inspeção detalhada em uma Unidade de Processamento de Grãos, foi identificada junto a uma moega uma tomada trifásica em caixa de plástico, com marcação Ex db eb IIB T2. Foi encontrado no arquivo técnico o correspondente Certificado de Conformidade “Ex”, com data 1996, onde além desta marcação e outras características, a indicação de Grau de Proteção IP66. O equipamento ainda encontra-se íntegro. O que deve-se fazer?
  8. Após ter sido realizada a documentação de classificação de áreas, durante as inspeções “Ex” de campo, foram encontrados equipamentos de instrumentação e elétricos com proteção “Ex” fabricados por empresas que encerraram suas operações de fabricação e não mais existem no mercado. Esta proteção “Ex” ainda possui acreditação legal? Caso negativo, quais as ações a serem adotadas?
  9. Os armários do tipo “corta-fogo” devem ser aterrados?
  10. Com relação à aplicação de unidades seladoras ou prensa-cabos nas caixas de terminais dos motores “Ex”, a vibração pode prejudicar a conexão e vedação com o tempo?
  11. Os Webinars sobre perguntas e repostas “Ex” irão fazer uma explanação sobre instalação “Ex”? Gostaria que fosse explicado quais os critérios sobre a instalação elétrica feita por eletrodutos, especificamente entre a transição de área “Ex” e não “Ex”.
  12. Quais os procedimentos corretos para os serviços de reparo e de recuperação de equipamentos “Ex”?
  13. Para invólucros à prova de explosão do tipo “Ex db IIB”, qual o tipo de cabo adequado a ser utilizado nas saídas dos prensa cabos “Ex”? O mesmo se aplica ao grupo de gases IIC?
  14. Tenho um motor instalado há mais de 20 anos na planta e recentemente foi elaborada a documentação de classificação da área e ele se encontra em Zona 2. Há necessidade de adequação desse motor não “Ex”?

O vídeo está disponível no nosso canal do youtube, mas você pode conferir abaixo:

Acesse este link e seja avisado sobre os próximos webinars.

You cannot copy content of this page