blinda

A Empresa

Quem Somos

A Indústria Blinda é uma Unidade de Negócios do Grupo Polar Componentes.
Anteriormente, a Blinda fazia parte do Grupo Eaton, uma empresa com 96 mil funcionários, que faz negócios em mais de 175 países, voltada para gerenciamento de energia.
Com tradição no mercado brasileiro, a conceituada marca Blinda faz parte, agora, do Grupo Polar Componentes. Essa junção está permitindo a fabricação de produtos para áreas classificadas como caixas de junção, painéis de comando, iluminação, sinalização, botoeiras, prensa-cabos e conexões, trabalhando com materiais como poliéster reforçado com fibra de vidro, alumínio, aço inox etc. em invólucros com proteções Ex-p, Ex-e ou Ex-d.
Com esse portfólio de soluções para atmosferas explosivas, os equipamentos Ex da Blinda vão garantir proteção e segurança às instalações, pois conta com seriedade, comprometimento e qualidade, principais características da Polar, há 30 anos no mercado nacional.

História

O Grupo Polar Componentes, fundado em 1992, com operações no Brasil e Reino Unido, adquiriu todo o maquinário e ferramental de produção, assim como os direitos pela propriedade intelectual e uso da marca Blinda, junto a Eaton do Brasil e dos EUA, através de contratos firmados em agosto de 2021.
Os equipamentos Ex da Blinda estão sendo fabricados em Macaé-RJ. Agora, em 2022, a fábrica de Sorocaba estará em pleno funcionamento, o que vai permitir uma intensa produção de equipamentos Ex da Blinda, uma das mais respeitadas marcas do mercado brasileiro, voltadas para ambientes com atmosferas explosivas.

Profissionais experientes

O Grupo Polar Componentes contratou uma equipe de profissionais, com larga experiência na Eaton e conhecimentos em equipamentos Ex da Blinda. Essa equipe está trazendo toda a expertise adquirida nesse período. Isso significa que, além do maquinário e ferramental, trouxe, também, parte do capital intelectual da Blinda. Seu corpo de engenharia desenvolve projetos, seguros e adequados para a aplicação em ambientes Ex.

Certificação

Um dos primeiros passos do Grupo Polar Componentes foi a certificação dos equipamentos Ex, de acordo com a Portaria do Inmetro 179/2010, que define as regras para Certificação de Equipamentos Elétricos para Atmosferas Explosivas, só sendo permitida a comercialização no Brasil desses produtos, após estarem de acordo com os requisitos definidos. O objetivo desta certificação é garantir a segurança dos produtos, prevenir acidentes e aumento da eficiência energética.

Plano de negócios

A aquisição da Blinda está alinhada com o plano de negócios da Polar, que está aumentando sua presença em mercados onde técnicas de proteção Ex d (à prova de explosão) são largamente utilizadas.

Programa CAP

Além disso, houve também um acordo de transferência de tecnologia entre a Eaton e a Polar para a montagem de produtos Ex“e” (Segurança Aumentada) pelo programa CAP, Certified Assembly Partner. Com isso, a Polar torna-se uma das fabricantes brasileiras com o maior range de soluções para áreas classificadas no Brasil. Essa retomada indica a confiança que o mercado brasileiro tem na marca Blinda, que continua sendo especificada para os principais projetos industriais do Brasil, onde exista um ambiente à prova de explosão.